Enquanto não consigo deixar meu blog bem certinho.. Vai um texto que recebi.. Um pouco de história.
É impressionante, nos dias de hoje, quando visitamos o Palácio de Versailles em Paris e observamos que o suntuoso palácio não tem banheiros.
Na Idade Média, não existiam os dentifrícios, muito menos escovas de dentes ou perfumes; desodorantes muito menos e papel higiênico, nem pensar...
As excrescências humanas eram despejadas pelas janelas do palácio...
No palácio, as cozinhas conseguiam fazer alimentação para festas de 1.500 pessoas, sem as condições mínimas de higiene que hoje consideramos imprencidíveis.
O hábito de abanar pessoas, que vemos em filmes, tem como explicação o mau cheiro que exalava por debaixo das saias, que eram propositalmente feitas para conter o o odor das partes íntimas que não tinham como ser higienizadas devidamente. Além do costume de não tomar banho freqüentemente, devido ao frio. O cheiro era camuflado pelo abanador.
Os nobres, eram os únicos que podiam ter súditos que os abanavam, para espalhar o mau cheiro que o corpo e suas bocas exalavam, além de ser uma forma de espantar os insetos.
Quem já esteve em Versalies admirou muito os jardins enormes e belos que na época não eram só contemplados, mas "usados" como vaso sanitários nas famosas baladas promovidas pela monarquia (não existia banheiro).
Na Idade Média, a maioria dos casamentos ocorria no mês de junho (para eles, o início do verão). A razão é simples: o primeiro banho do ano era tomado em maio; assim, em junho, o cheiro das pessoas ainda estava tolerável.
Entretanto, como alguns odores já começavam a ser exalados, as noivas carregavam buquês de flores junto ao corpo, para disfarçar o mau cheiro.
Daí termos maio como o "mês das noivas" e a origem do buquê de noiva explicada.
Os banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa.
Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças. Os bebês eram os últimos a tomar banho.
Quando chegava a vez deles, a água da tina já estava tão suja que era possível "perder" um bebê lá dentro. É por isso que existe a expressão em inglês "don't throw the baby out with the bath water" ;ou seja, literalmente "não jogue o bebê fora junto com a água do banho", que hoje usamos para os mais apressadinhos...
[*] Fotos da Teti [*] Mais da fotos [*] Blogspot [*] Gazzag [*] Mell [*] Orkut [*] MSN - gatinha_39@hotmail.com
[*] Alex [*] Neurastenia - figuras [*] Ney [*] Amanda [*] Jady [*] Di [*] Nanda [*] Anne [*] Leandro [*] Carlos [*] Carol [*] Zuka [*] Pernambaiano [*] Rúben [*] Paty [*] Rê [*] Paul Willaert - fotos [*] Duda [*] Sérgio [*] Flávia [*] Luciana [*]Elis [*]Jane e Maria Julia [*]Catarina e Dudu [*]Gisele [*]Daniele